É a versão eletrônica do CNPJ, indicada para empresas de todos os portes e setores.

Certificado E-CNPJ ou e-PJ

Conhecido popularmente como e-CNPJ ou e-PJ, o certificado digital pessoa jurídica é vinculado ao representante legal ou procurador de uma empresa, com cadastro ativo na Receita Federal. O seu uso confere autenticidade, confidencialidade, integridade e o não repúdio aos serviços realizados por meio dele na internet.
Contém informações como razão social, CNPJ, nome, RG, CPF e data de nascimento do usuário, além do prazo de validade, que pode ser de 1 a 3 anos. O e-CNPJ já faz parte da rotina de muitas empresas e, em alguns casos, é indispensável para estabelecer a comunicação com os órgãos do Governo. Isso porque a ferramenta promove praticidade, celeridade nos processos, redução de custos com deslocamentos, impressão e papeis. É uma tecnologia aliada à sustentabilidade.

Onde utilizar o e-CNPJ?

  • Receita Federal: CAGED, DIRF, PERDCOMP, DACON, DBF, DCIDE, DCP, DEREX, DCTF, CRED, DIF, DIMOB, DIMOF, DIPI-TIP, DNF, DSPJ, DTTA, e-CAC, Homolognet, RAIS, SICONFI, SIL, Leilões eletrônicos;
  • SEFAZ: NF-e, NFA-e, NFC-e, NFS-e, CT-e, DF-e;
  • Governo: SISCONSIG;
  • Saúde: DMED, TISS;
  • MEC: PROUNI;
  • Segurança Privada: GESP;
  • Detran: e-CNHsp;
  • Setor Público: ITR, DERC;
  • SPED: ECD, EFD, ECF, eSocial;
  • Caixa Econômica: FGTS, e-APS, Conectividade Social ICP;
  • Zona Franca de Manaus: SUFRAMA;
  • Parcelamento eletrônico online de débitos Pessoas Jurídicas;
  • Retificação do DARF;
  • Provisão de Procuração Eletrônica;
  • Assinatura de e-mails, documentos e contratos digitais da Pessoa Jurídica;
  • Dentre outros serviços.

Tipos de e-CNPJ

Existem dois tipos principais de Certificado Digital e-CNPJ:

  • e-CNPJ A1: gerado e armazenado diretamente em um computador, com validade de 1 ano;
  • e-CNPJ A3: gerado e armazenado diretamente em uma mídia criptográfica (token ou smart card), com validade de 1 a 3 anos.

Atenção: Na hora de escolher o seu e-CNPJ, informe se há alguma restrição para uso do tipo A1 ou A3, na operação na qual pretende utilizá-lo.

Como adquirir o e-CNPJ?

Na Soluti, você pode comprar o seu e-CNPJ de 2 (duas) formas: online ou diretamente em uma de nossas lojas.

Passo-a-passo para Aquisição Online

  1. Acesse a nossa Loja Virtual;
  2. Escolha o tipo do Certificado Digital, e no caso do A3, o prazo de validade e a mídia criptográfica (token ou smart card) desejada;
  1. Preencha o seu cadastro, defina a forma de pagamento e faça o agendamento da validação presencial;
  2. Finalize o pedido;
  3. Compareça ao local e no horário agendado, apresente os seus documentos originais (conforme lista abaixo), para a conferência dos dados;
  4. Após a confirmação, o seu Certificado será emitido e entregue em menos de 1 (uma) hora.

Passo-a-passo para Aquisição Direta na Loja

  1. Compareça a uma das lojas da Rede Soluti;
  2. Escolha o tipo do Certificado Digital, e no caso do A3, o prazo de validade e a mídia criptográfica (token ou smart card) desejada;
  3. Efetue o pagamento;
  4. Apresente os seus documentos originais (conforme lista abaixo), para a conferência dos dados;
  5. Após a confirmação, o seu Certificado será emitido e entregue em menos de 1 (uma) hora.

Documentação original necessária para emissão do seu e-CNPJ

  • Carrinhoão CNPJ;
  • Contrato Social (com alteração se houver);
  • CNH ou RG e CPF do titular;
  • Comprovante de endereço residencial atualizado;
  • Título de Eleitor (opcional);
  • PIS, PASEP, NIT (opcional).

É necessário fazer a validação presencial do e-CNPJ?

Em conformidade com a Resolução Nº 170 do ITI – Instituo Nacional de Tecnologia da Informação, publicada em 24 de abril de 2020, disponibiliza agora o processo de videoconferência para a aquisição do primeiro Certificado Digital, seja ele de Pessoa Física ou Jurídica, desde que com validade de 12 meses.

Conforme a Resolução 170, esse novo processo leva em consideração o momento atual de especial atenção à saúde nacional em virtude do isolamento social imposto pelo Coronavírus (COVID-19) e segue os regulamentos da Instrução Normativa nº 02/2020, sendo dispensada a coleta das impressões digitais.

Se o Certificado tiver validade superior a 12 meses, a validação presencial é imprescindível.

Esse processo consiste na confirmação da identidade do solicitante, através da conferência da documentação pessoal apresentada e o registro dos dados biométricos (foto e impressão digital).

Instruções de Segurança (Senhas para proteger o certificado)

• Não compartilhe sua senha com terceiros, ela é utilizada para acessar a chave de seu Certificado Digital.

• Crie uma senha forte, com letras, números e caracteres especiais, evitando que seja descoberta facilmente.

• Faça backup de segurança dos Certificados que permitem esta opção em um lugar seguro e sem acesso
de terceiros.

• Leve seu dispositivo criptográfico sempre com você, não o deixe conectado na porta USB sem a sua presença.